Centro de arte em Tóquio recebe instalação interativa que traz 60 mil números coloridos de papel - Cristine Têxtil

Blog

Centro de arte em Tóquio recebe instalação interativa que traz 60 mil números coloridos de papel

Não precisa ser fã de matemática para se apaixonar pelos números coloridos que formam a instalação Forest of Numbers – Floresta de Números, em português. Para comemorar o 10º aniversário do Centro Nacional de Arte em Tóquio (NACT), a arquiteta e artista Emmanuelle Moureaux foi convidada para criar uma instalação, que homenageia os 10 anos de atividade do Museu.

Na Galeria de Exposições, Emmanuelle mostra uma simbolização dos próximos 10 anos do local, sobrepondo materiais em uma sala especial, formando assim, a maior intervenção realizada até o momento pela artista.

A obra, que abrange um espaço de 2 mil metros quadrados, é composta por mais de 60 mil números de 100 cores diferentes suspensos no ar. Há dez camadas que fazem referência à próxima década e cada uma delas foca nos quatro dígitos que compõem os anos (2017-2026).

Os números de papel são pendurados e alinhados em uma formação que lembram várias ‘grades’. A partir do centro, um caminho divide a exposição e permite que os visitantes explorem a floresta colorida por passarelas abertas. A obra, que lembra códigos binários tridimensionais, é praticamente hipnotizante!

Dentro da expo, a imagem de duas meninas e de um gato foram perdidas, uma brincadeira adicionada à instalação para que as pessoas as procurem e haja maior interatividade. Em conjunto com a instalação, o Centro exibe uma compilação de pôsteres das exibições dos últimos dez anos. Na outra parede da sala (oposta), ainda há vários números brancos. A obra Forest of Numbers foi criada com a colaboração de 300 voluntários e a ideia chamou a atenção de mais de 20.000 visitantes somente nos primeiros 10 dias.

Fonte: Follow The Colours