Máscaras caseiras: como fazer, usar e higienizar. 
 - Cristine Têxtil

Blog

Máscaras caseiras: como fazer, usar e higienizar. 


Com o crescimento de casos de coronavírus no Brasil, foi declarado obrigatório o uso de máscaras em lugares públicos por alguns estados. Mas lembrando que, independente de ser obrigatório ou não, o uso das máscaras é uma boa ferramenta para tentar inibir a propagação do COVID-19.

 

Foi feito um estudo na Universidade de Qingdao, na China, que comprovou a eficácia da máscara caseira, bloqueando 95,15% de vírus em um teste por aerossol – quase próximo a eficácia de máscaras cirúrgicas (97,14%) e máscaras N95 (99,98%). E o melhor é que você pode reutilizar suas máscaras, após uma higienização correta.

Temos as malhas ideais para você criar suas máscaras – criar máscaras combinando com os pijamas, por exemplo, é uma ideia super divertida! Mas você já sabe como confeccionar, vestir e higienizar sua máscara da forma correta? Nesse texto nós trouxemos essas informações pra você!

COMO FAZER SUA MÁSCARA CASEIRA:

 

É importante que a máscara caseira tenha cobertura completa das regiões da boca e nariz, para garantir mais segurança. Além disso, para proteger bem, ela precisa ter uma camada dupla ou tripla de tecido. Confira o passo-a-passo de como confeccionar sua máscara.

1 –Pegue o molde do tamanho da máscara que você irá utilizar – infantil ou adulto. Lembrando que é importante que você a máscara cubra toda a região da boca e nariz. Clique aqui para baixar as opções de molde;

2 – Coloque o molde sobre o tecido dobrado e corte seguindo as medidas – faça isso duas vezes, para obter quatro partes de tecido. Duas serão utilizadas pra a frente, e duas para o verso;

3 – Una duas peças e faça a costura frontal na maior parte, essa será a frente. Repita o processo costurando as duas peças que serão utilizadas como verso;

4 – Costure as duas partes na parte superior e inferior, deixando os lados abertos;

5 – Dobre bordas de 1 cm para dentro e em cada extremidade insira uma ponta do elástico, reforçando agora a costura para que os elásticos fiquem bem presos.

 

COMO VESTIR CORRETAMENTE SUA MÁSCARA:

Com a sua máscara pronta, agora é preciso ter cuidado na hora de vesti-la para que ela dure e proteja! Siga os 3 passos abaixo para colocar sua máscara:

– Higienize suas mãos;
– Segure a máscara apenas pelos elásticos e coloque-os atrás da orelha;
– Garanta que nariz e queixo estão cobertos.

 

 

DICAS DE COMO LAVAR SUA MÁSCARA CASEIRA:

É importante que cada pessoa tenha mais de uma máscara, porque o tempo de uso indicado para cada máscara é de duas horas. Além dessa troca periódica, é necessário que seja feita a higienização de forma correta. Isso irá garantir a maior eficiência da sua máscara caseira na proteção do coronavírus.

Confira o passo-a-passo de como higienizar sua máscara:

– Deixe sua máscara de molho por 30 minutos com sabão ou água sanitária
A proporção é de 50 ml de água sanitária para um litro de água;
– Não misture a máscara de pano com outras peças;
– Deixe a máscara secar no sol;
– Passe a máscara com ferro;
– Envolva a máscara em papel toalha e guarde e um saco plástico limpo.

 

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco através de nossas redes sociais!