Athleisure: Combinação das palavras atleta + lazer, em inglês, athleisure é a nova sensação do mundo da moda. Trocando em miúdos: grandes estilistas e marcas poderosas passaram a ver com outros olhos a boa e velha roupa de ginástica, fazendo uma espécie de prêt-à-porter fitness. São peças que aliam conforto e estilo, pensadas para ser usadas antes, durante e depois da malhação, bem além do ambiente das academias.

Pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo grupo NDP mostra que, nos últimos anos, a mulher passou a comprar menos blusas, calças, saias, vestidos, blazers e suéteres para adotar cada vez mais o estilo esportivo. Lá, esse mercado movimenta US$ 35 bilhões, ao ano. No Brasil, foram R$ 4,2 bilhões em 2014, segundo os dados mais recentes da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

O antropólogo Michel Alcoforado, da consultoria Consumoteca, observa que a athleisure tende a ganhar cada vez mais popularidade.
A tendência também já movimenta o mercado nacional. Há dois meses, a Animale levou às araras de suas lojas a novíssima linha Move. Por sua vez, a Reserva acabou de lançar a sua. São jaquetas, blusas, calças. A paleta de cores se restringe aos neutros cinza, preto, branco e verde musgo. Será que a moda pega mesmo?

Fonte: O Globo