Saímos do Outubro Rosa, mês de prevenção através do diagnóstico precoce do câncer de mama, e entramos no Novembro Azul. Agora a conversa é voltada para os homens, ainda com o objetivo de conscientizar, mas dessa vez sobre a importância de estar em dia com o exame de próstata.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, segundo a Fundação do Câncer. Suas maiores vítimas são homens acima dos 50 anos – e entram também nesse grupo de risco as pessoas que possuem a presença da doença em algum parente de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Sintomas

O câncer de próstata não apresenta tantos sintomas, mas é importante ficar atento para algumas situações, como dificuldade em urinar, a diminuição do jato da urina, um aumento no número de vezes em que surge a necessidade de urinar e a presença de sangue nela.

Se você faz parte do grupo de risco ou sentiu alguma dessas mudanças, é importante ir ao médico para realizar o exame de toque.

Mantenha hábitos saudáveis e compartilhe a informação com todo mundo. Juntos podemos ajudar a diminuir o número de casos!