“Era uma vez uma garotinha que amava livros/que tinha o cabelo ruivo/que vivia em um convento/que usava óculos grossos.” Não se engane com a linguagem infantil que parece sair dos contos de fadas. A maioria das biografias reunidas em “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes: 100 Fábulas Sobre Mulheres Extraordinárias (V&R Editoras)”, que acaba de ser lançado no Brasil, começa com esse enredo. Mas, em vez de esperar pelo príncipe encantado, essa centena de mulheres retratada no livro foi à luta, desafiou preconceitos e deixou sua marca na ciência, na literatura, na aviação, na política, no esporte, na música e na moda.

A infância da modelo Alek Wek – num vilarejo do Sudão em que não havia água potável nem eletricidade e de onde fugiu com sua família para Londres por causa de uma guerra – e a origem das roupas pretas e brancas inspiradas nas freiras e que viraram ícone de Coco Chanel são contadas em duas das 207 páginas da obra. Já a poetisa e confeiteira Cora Coralina e a surfista Maia Gabeira foram as brasileiras homenageadas pelas autoras italianas Elena Favilli e Francesca Cavallo. A menina trans Coy Mathis, que ganhou na Justiça dos Estados Unidos o direito de usar o banheiro feminino da escola, também faz parte do extraordinário time feminino.

Cada biografia é acompanhada de um retrato feito por uma das 60 ilustradoras de diversas nacionalidades que fazem parte do projeto. O livro é lindo, para ler, reler e presentear mulheres de todas as idades. Desde aquelas que estão na barriga e vão nascer num mundo que caminha para a igualdade dos gêneros até aquelas que vieram de uma época em que não podiam ir às urnas. A garotinha de 7 anos lá de casa anda encantada com a coletânea: após ouvir uma nova história, recorre ao Google para pesquisar mais fotos sobre a heroína da vida real que acaba de conhecer.
Além de fortalecer o importante momento do empoderamento feminino e movimentos feministas, Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes também deixa outra marca. É resultado da arrecadação do maior valor na história do financiamento coletivo para livros: reuniu US$ 1 milhão de apoiadores de mais de 70 países.

Fonte: Harper’s Bazaar