Conhecida por suas preocupações ambientais, a estilista Stella McCartney anunciou que vai usar plástico recolhido dos oceanos como um dos componentes das roupas da sua grife. A empreitada acontece graças a um acordo firmado com a ONG Parley for the Oceans, que trabalha recolhendo objetos descartados no mar como redes de pesca e garrafas.

O uso do material reciclado em roupas é possível por conta de uma fibra desenvolvida pela entidade, que já é usada, por exemplo, em alguns tênis produzidos pela Adidas. Embora a estilista ainda não tenha definido exatamente como usará o material em suas peças, a linha reciclada deve ser aplicada em artigos como sapatos, bolsas e casacos.

Em entrevista ao “The New York Times”, Stella defendeu a parceria e afirmou que o uso de material reciclado não tira o valor de seus produtos.

“Quando eu era mais nova, couro era sinônimo de luxo, e as pessoas não aceitavam que eu não usasse couro nas minhas peças. O couro é mais barato do que outros produtos alternativos, é menos interessante, menos moderno. Será que um plástico reciclado será pensado como luxo algum dia? Se as pessoas perceberem que viver por mais tempo neste planeta é um luxo, então sim, essa é a minha ideia de luxo”, argumentou a estilista.

Fonte: O Globo